Conselho verifica atividades técnicas em evento que deve receber 900 mil pessoas
A montagem da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos está no foco da fiscalização do Crea-SP. Em sua 65ª edição, o evento acontece entre 18 e 28 de agosto com expectativa de receber 900 mil pessoas. Com a movimentação, o Conselho mobilizou oito agentes fiscais para garantir a segurança no maior rodeio da América Latina.
O público presente poderá desfrutar de shows em cinco palcos, acompanhar competições de rodeio e contar com uma estrutura de mais de dois milhões de metros quadrados do famoso Parque do Peão, que inclui área de alimentação, camping, posto de enfermagem, museu, parque infantil e até mesmo delegacia, entre outros serviços.
“Todo ano fiscalizamos o evento. É uma estrutura gigantesca com diversas atividades que necessitam de responsável técnico habilitado respondendo por elas. Nossa missão é garantir a segurança das pessoas – tanto de quem organiza como de quem vem para a festa”, explica a Eng. Tatiane Brioli, chefe da unidade do Crea-SP em Barretos.
A montagem de palcos e tendas, implementação de sistema de iluminação, som e monitoramento eletrônico, cumprimento de procedimentos de segurança do trabalho e realização de show pirotécnico são alguns exemplos que são fiscalizados em eventos. “Nós levantamos informações, visitamos o local e falamos diretamente com profissionais para verificar se toda a documentação está de acordo com as normas”, comenta Danilo Scardelato, agente fiscal envolvido na operação.
Para o diretor Cultural da Festa do Peão, Eng. Pedro Muzati, a fiscalização é importante não só para o evento, como para toda a região, que recebe muitos turistas. “É o primeiro rodeio que fazemos após a pandemia e esperamos um grande público. Prezamos pela segurança e qualidade e por isso é importante a presença do Crea-SP aqui”.
Curiosidades sobre a Festa do Peão
· A Festa nasceu em 1956, considerada o primeiro evento do gênero realizado na América Latina.
· A arena foi construída em apenas 81 dias. Seu projeto, em formato de ferradura, é de autoria de Oscar Niemeyer.
· Cabem mais de 35 mil pessoas sentadas e cerca de 50 mil usando toda a estrutura da arena.
· O parque é duas vezes maior que o Autódromo de Interlagos.
· O evento tem seis vezes mais toneladas de equipamentos de som que o Rock In Rio – são 60 toneladas!