O Dia do Engenheiro homenageia os profissionais da Engenharia, uma área de exatas que abrange vários tipos, de acordo com as suas especialidades (Engenharia Civil, Engenharia Agrônoma, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, entre outras).
O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro no Brasil.
Esta é uma profissão muito importante e valorizada na sociedade, já que as tecnologias e soluções desenvolvidas pelos engenheiros nos proporcionam uma melhor qualidade de vida. O trabalho do engenheiro está presente em todos os locais da cidade: nas casas, nos prédios, locais de trabalho e de diversão, restaurantes e muitos outros.
Por isso, sua função é de grande responsabilidade. Ele atua desde a concepção dos projetos até a construção de locais que precisam ser seguros para receber as pessoas, o que exige muita atenção e precisão do profissional.
O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de engenheiro, arquiteto e agrimensor no Brasil.
Além disso, o decreto criou o sistema Confea/Crea para fiscalizar e orientar o exercício da profissão no governo de Getúlio Vargas. O CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) atua em cada estado e a nível nacional está o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).
Por isso, em de dezembro é comemorado o Dia do Engenheiro e aniversário do Confea. Há ainda o Dia da Engenharia, que é celebrado em outra data no Brasil: 10 de abril.
Todas as Engenharias reconhecidas pelo Confea constam na Resolução 473/2002, além de outros títulos profissionais da categoria.
Alguns tipos de Engenharia apresentam dias específicos para comemoração. Confira as datas comemorativas a seguir:
- Dia do Engenheiro Mecânico: 5 de junho
- Dia do Engenheiro de Produção: 17 de dezembro
- Dia do Engenheiro Ambiental: 31 de janeiro
- Dia do Engenheiro Agrônomo: 12 de outubro
- Dia do Engenheiro Eletricista: 23 de novembro
- Dia do Engenheiro Civil: 25 de outubro