Desabilitar Pré Carregamento.
Rua Mecenas Pinto Bueno, 1207, Marília – SP
aea@aeamarilia.com.br
(14) 98121-9548

Associados contam suas experiências na imersão à Casa Cor 2024, em excursão técnica até São Paulo promovida pela diretoria da AEA Marília

O evento exibiu projetos arquitetônicos que traduzem o tema ‘De presente, o agora’ e encantou os associados da excursão da Associação


por Mariano Rocha, @mariannorocha 


A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, a AEA Marília promoveu recentemente excursão técnica para imersão na Casa Cor 2024, evento que exibiu projetos arquitetônicos assinados por nomes consagrados no mercado. Os associados que participaram da viagem contam suas experiências na capital paulista.


A excursão saiu da frente da AEA Marília em 27 de junho (quinta-feira) e levou associados, não-associados e estudantes interessados em participar da edição 2024 da Casa Cor, que segue até o dia 28 de julho e ocupa uma área de 9 mil metros quadrados dentro de um marco arquitetônico paulistano, o Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista.


A Casa Cor São Paulo 2024 exibe 75 projetos que traduzem o tema ‘De presente, o agora’, entre eles, cinco são instalações artísticas e um será montado pela 1ª vez em uma comunidade. O evento chega em sua 37ª edição e evidencia nomes consagrados como Fernanda Marques, Brunete Fraccaroli, David Bastos, José Roberto Moreira do Valle, Leo Shehtman e Rosa May Sampaio.




O engenheiro civil e diretor adjunto administrativo, Haroldo de Mayo Bernardes, ressalta que é sempre muito interessante e inovador participar de uma visita técnica à Casacor 2024. “Neste ano a famosa exposição de arquitetura, decoração e paisagismo mostra a ancestralidade e o futuro e esses temas inspiraram a todos para novos trabalhos. Fizemos um giro pelos 70 ambientes e 5 instalações especialmente concebidas pela atmosfera da miscigenação que os portugueses trouxeram ao Brasil e que se misturou com a cultura indígenas, ou melhor, dos povos originários e descendentes de africanos”, disse Haroldo de Mayo. 


Segundo ele, a busca por uma cultura autêntica brasileira, a partir de suas raízes mais profundas, se deu em cada pintura, mobiliário, mural e escultura em exposição. “As instalações mostram num vocabulário atual, alguns elementos que acompanham os projetos arquitetônicos há séculos, dos caboclos às grandes metrópoles”, explica o engenheiro civil. 


A visão da arquiteta, Larissa Yuri Ishi Amaral, esteve voltada para os ambientes diferenciados da Casa Cor 2024. “Vimos muitas novidades e tendências em conjunto com o tema proposto para este ano que é  “De presente, o Agora”. E o espaço que mais me chamou a atenção foi o da Arquiteta Laura Rocha + Consentino”, revela Larissa Ishi.


Ela ressalta que se encantou com o pequeno tour pelos ambientes criados na Casa Cor 2024. “Todos os ambientes tinham um motivo ímpar e cada projeto destaca elementos importantes na decoração. Vale ressaltar que os detalhes dão destaques aos projetos. Valeu muito participar e conhecer as tendências da Casa Cor 2024”. 


[Conteúdo produzido pela Patmus Editorial, jornalista-responsável Ramon Barbosa Franco, Mtb 32.103, @ramonbarbosafranco]