Desabilitar Pré Carregamento.
Rua Mecenas Pinto Bueno, 1207, Marília – SP
aea@aeamarilia.com.br
(14) 98121-9548

Crea São Paulo implementa atendimento em libras

Iniciativa reforça a inclusão e equidade, atendendo a diretrizes de acessibilidade em canais digitais


O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) implantou o atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) em seus canais, visando melhorar o serviço prestado às cerca de 592 mil pessoas com deficiência auditiva estimadas no estado. A novidade, em funcionamento desde o dia 4 de novembro, utiliza tecnologia assistiva para oferecer um serviço mais acessível, claro e de qualidade para o público surdo.


A medida segue as diretrizes da Norma Brasileira (NBR) 17.225/2025, que regulamenta a acessibilidade no desenvolvimento e manutenção de sites e aplicativos, reforçando o compromisso do Conselho com os princípios de inclusão e equidade. Segundo a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, o objetivo é ser um "Conselho para todos", utilizando a tecnologia e a empatia para reduzir barreiras e tornar o Sistema Confea/Crea mais equânime.


O chefe da equipe de Qualidade e Sucesso do Cliente do Conselho, administrador Rodnei Dourado, afirmou que a implantação é um passo para atender públicos que historicamente não encontravam canais adequados, como cidadãos que buscam fazer denúncias e orientações. "Queremos mudar essa realidade, e a implantação do atendimento em Libras faz parte disso", concluiu o administrador.


Como usar o atendimento em Libras 


O novo recurso utiliza a plataforma ICOM, serviço que usa a tecnologia a favor da comunicação e da inclusão de pessoas surdas, que utiliza tecnologia assistiva de tradução simultânea em Libras por videochamada, desenvolvida pela AME. De maneira simples e direta, o sistema conecta pessoas surdas a ouvintes, que fazem a tradução, permitindo uma comunicação fluida e eficiente.


No atendimento presencial, o profissional pode escanear o QR Code disponível nos postos de atendimento. O código abre uma videochamada com o intérprete, que oferece suporte durante toda a conversa, repassando o conteúdo entre atendente e usuário. O atendimento on-line funciona da mesma forma: o usuário deve acessar o site do Crea-SP e clicar no ícone de atendimento em Libras. O acesso o direciona a um intérprete, que faz a ponte com o atendente do Crea-SP em tempo real.


Fonte: Crea SP – visite o site oficial www.creasp.org.br