Desabilitar Pré Carregamento.
Rua Mecenas Pinto Bueno, 1207, Marília – SP
aea@aeamarilia.com.br
(14) 98121-9548

Aprimoramento profissional em pauta

CDER e CIES debateram educação a distância

As reuniões de agosto do CDER e do CIES, órgãos colegiados do Crea-SP que agregam respectivamente as entidades regionais e as instituições de ensino superior do Estado, convergiram para um mesmo assunto: o aprimoramento e a capacitação profissional da área tecnológica por meio da educação.

Coordenador do CIES, o engenheiro agrônomo Glauco Eduardo Pereira Cortez levou a ambos os colegiados durante a quarta-feira, 17, uma palestra sobre o ensino a distância (EaD), em que traçou um panorama da evolução dessa modalidade de educação no Brasil, desde o surgimento dos cursos por correspondência, passando pelos telecursos, até a chegada da Internet.

Os números falam por si: mais de 1 milhão de alunos optaram pelo EaD para concluir uma faculdade no Brasil e as matrículas seguem registrando um crescimento contínuo nos últimos anos. “De 2015 a 2019, tivemos mais de 100% de crescimento do EaD em São Paulo e, em 2019, a concentração de matrículas EaD na rede privada chegou a 93,6%”, destacou, ressaltando que, devido ao crescimento do número de polos, a modalidade já está difundida em todo o Estado.

“A partir de 2017, os polos de EaD tiveram um crescimento exponencial e o número de cursos segue acompanhando essa tendência”, disse Glauco, destacando que, em contrapartida, as matrículas presenciais têm registrado queda desde 2016.

“Quem é contra, diz que o EaD é sinônimo de educação massificada, de qualidade inferior; já quem é a favor, diz que é a solução definitiva para a educação em larga escala. A verdade, no meu ponto de vista, é que não é a modalidade de ensino que determina o aprendizado, mas sim o esforço e a dedicação do estudante”, ressaltou Glauco, destacando ainda a importância de “um processo sério de avaliação, compatível com o curso que está sendo ministrado”.

Na mesma linha, o coordenador do CDER-SP, Eng. Agr. Leandro Azeredo Fogaça, levou ainda aos participantes a informação de que a palestra sobre arborização urbana (gravada recentemente pelos integrantes do comitê multidisciplinar que trata do assunto no Conselho) estará disponível até o final do mês na plataforma do Crea-SP Capacita. Além disso, haverá em 12/09 um treinamento virtual para capacitação dos agentes fiscais sobre arborização urbana.

Graduandos do futuro

Considerada a boa receptividade dos profissionais ao curso de empreendedorismo e inovação tecnológica nas Engenharias, iniciativa que rendeu mais de 215 projetos de startups, Crea-SP e Univesp preparam-se para uma nova empreitada.

O coordenador do projeto CEEITE – Curso de Especialização em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias, Geol. Sebastião Gomes de Carvalho, falou aos membros do CIES sobre o convênio que objetiva unir também SENAI e Mútua e, por meio do Comitê de Engenharia para Graduandos do Futuro, levar o curso gratuitamente para as mais de 400 instituições de ensino superior do Estado.

Em linhas gerais, a iniciativa pretende inserir os graduandos de Engenharia na era da transformação; privilegiar a transferência da cultura da inovação tecnológica e empreendedorismo; apresentar novos formatos e oportunidades de atuação; e incentivar os graduandos para trabalhos competitivos patenteados. Parceiro do Conselho, o presidente da Univesp, Rodolfo Azevedo, também participou da reunião.