Desabilitar Pré Carregamento.
Rua Mecenas Pinto Bueno, 1207, Marília – SP
aea@aeamarilia.com.br
(14) 98121-9548

Colegiados do Crea São Paulo encerram atividades para 2022

Assim como as Câmaras Especializadas vêm realizando seus últimos encontros do ano, os demais colegiados do Crea-SP também estão encerrando suas atividades para 2022 e fazendo um balanço de suas principais realizações.

Para destacar a importância de um seleto grupo de homenageados, o Conselho realizou uma sessão plenária especial na véspera do encontro mensal para reconhecer os serviços prestados e o compromisso com a melhoria contínua do Sistema Confea/Crea.

Na noite de quarta-feira (7/12), na Sede Angélica, o Crea-SP homenageou profissionais e pessoas jurídicas que atuam na área tecnológica e se destacaram por suas ações em prol do aprimoramento e da inovação de suas profissões e no desenvolvimento social e sustentável.

Para o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, “é o reconhecimento de quem tanto fez e continuará fazendo pela Engenharia, pelo Estado e pelas profissões, algo que vai além das próprias carreiras e impacta a vida de muitas pessoas. Sem os profissionais, o Conselho é apenas uma marca. As Engenharias, Agronomia e Geociências são as protagonistas da melhoria dos serviços para todos os cidadãos por meio da atuação de cada profissional”.

Em nome dos homenageados do Diploma de Mérito, destinado aos profissionais, entidades de classe, instituições de ensino, empresas e personalidades, a Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Fernanda Giannasi, membro da Academia de Ciências do Mundo do Trabalho da Itália (Collegium Ramazzini) e da Academia de Ciências, Artes e Letras da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), cadeira Oswaldo Cruz, disse: “Quantas vezes ouvimos que seria impossível a presença de uma mulher no canteiro de obras e que os homens jamais nos respeitariam. Hoje, nós vemos a prova contrária, e jamais esqueceremos os avanços que nós, mulheres, conquistamos junto ao Crea-SP ao longo das nossas carreiras”.

O Prof. Dr. Eng. Quim. Reinaldo Giudici, representante da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), falou em nome dos homenageados com a Menção Honrosa do Crea-SP, destinada às instituições de ensino que contribuíram para a melhoria dos serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea, para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do país e para a qualidade de vida das pessoas. “A Escola Politécnica foi fundada por pioneiros e visionários que viam na Engenharia um caminho para o desenvolvimento do Brasil. Através das atividades de pesquisa, interagimos com a sociedade em busca de soluções para problemas desafiadores”, afirmou.

Familiares e amigos também subiram ao palco para receber as homenagens da inscrição no Livro do Mérito do Crea-SP, honraria que eterniza profissionais já falecidos pelos seus feitos relevantes à sociedade e ao Sistema Confea/Crea. Representando os indicados, o amigo Edmond José Cardoso foi quem falou pelas famílias. “Estou honrado por ser escolhido a falar em nome das famílias e por ter indicado profissionais para receber esta homenagem. Conheci seus familiares e amigos e acredito que este seja um orgulho para eles, que sabem do valor de seus entes queridos. Com esta solenidade, temos a oportunidade de ver como são distintos e reconhecidos por seus pares”, ressaltou.

A Láurea de Reconhecimento, que destaca os serviços prestados por profissionais com registro na autarquia há cinco décadas, contou com o depoimento de um dos homenageados, o Eng. Agr. Alfredo Chaguri Junior. “Caminhamos muito graças à classe de engenheiros. Temos grande participação e fizemos muito por isso. Me enche de orgulho ver profissionais e entidades realizando tantas conquistas, não só técnicas, mas sociais. Estamos em franco progresso e, se temos este grau de avanço e tecnologia, é porque temos um Conselho forte”, reiterou.

Para saber mais sobre o Mérito Paulista e conferir a lista de homenageados, acesse: https://www.creasp.org.br/noticia/merito-paulista/.

Conselheiros que estão concluindo seus mandatos como representantes de entidades de classe e instituições de ensino no Plenário do Crea-SP fizeram suas despedidas na última sessão plenária do ano, realizada no dia 8, caso do Eng. Eletric e Seg. Trab. Rui Adriano Alves (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Município de Guarulhos), que foi coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica por dois mandatos.

O Eng. Eletric. Paulo Takeyama informou aos conselheiros a criação da Câmara Técnica Rio Tietê do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê no início do mês, destacando que a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto irá integrar o novo colegiado. “Como o Crea-SP tem assento em todos os Comitês de Bacias Hidrográficas, serão dois representantes da nossa classe trabalhando em conjunto”, ressaltou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.

O coordenador da Comissão Permanente de Ética Profissional do Crea-SP, Eng. Agrim. e Eng. Civ. Luis Alberto Grecco (Associação dos Engenheiros Agrimensores da Região de Araraquara), apresentou um balanço dos trabalhos realizados pelo colegiado durante o ano, quando foram contabilizados 224 processos, 103 convocações e 138 deliberações, com as recomendações encaminhadas às respectivas Câmaras Especializadas, incluindo casos de censura pública e um cancelamento de registro. “Graças ao empenho dos integrantes da Comissão e da equipe de apoio técnico, conseguimos tirar o atraso de dois anos de pandemia e atingir a meta de 100% de papel zero nos processos gerados ainda este ano”, disse.

O presidente parabenizou o trabalho da Comissão, destacando que a questão ética “é um dos segmentos em que mais somos cobrados pelos órgãos de controle”.

O lançamento da edição de número 6 da Revista CREA São Paulo foi o destaque trazido pela diretora de Educação Eng. Agr. Andrea Cristiane Sanches (Universidade Brasil), que integra o conselho editorial da publicação. Para saber mais e ler o conteúdo na íntegra, acesse: https://www.creasp.org.br/noticia/revista-crea-sao-paulo-discute-equilibrio-termico/.

Já o Eng. Eletric. Ronald Vagner Braga Martins (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Birigui) destacou o convênio feito com a prefeitura daquele município paulista e revelou o objetivo de “talvez inspirar as outras entidades” com a instalação de uma sala reservada aos profissionais de Engenharia na Secretaria de Obras no último dia 6. O objetivo é divulgar as ações da Associação, do Crea-SP e da Mútua em um espaço para orientação gratuita dos profissionais com computador, impressora e scanner disponíveis para uso. “O grande ponto é que as entidades têm esse papel, de oferecer apoio e gerar valor para o profissional”, complementou o presidente do Crea-SP.

A mesa diretora destacou ainda dois eventos de realização do Conselho ainda este mês: o II Encontro Programa Mulher Crea-SP – Fortalecendo Vozes Femininas, realizado na mesma data da Plenária (https://www.creasp.org.br/noticia/ii-encontro-programa-mulher/) e o Summit Crea-SP 2022, encontro de tecnologia e inovação nas Engenharias marcado para 15/12 no MASP (https://www.sympla.com.br/evento/summit-crea-sp-2022/1801341). Sobre o primeiro encontro, o presidente disse: “Acompanhando o assunto mais de perto, fui entender o quanto era importante abrir esse espaço de discussão, como a gente precisa iluminar esse debate”.

 

Instituições de Ensino

Coordenado pelo Eng. Agr. Glauco Eduardo Pereira Cortez, o Colégio Estadual de Instituições de Ensino Superior de São Paulo – CIES-SP também encerrou suas atividades do ano na reunião de 7/12, debatendo as ações de comunicação que irão auxiliar o colegiado a aproximar o Conselho das IES de todo o Estado.

A gerente de Comunicação Estratégica do Crea-SP, jornalista Bianca de Oliveira Fernandes Pereira, apresentou os resultados de uma pesquisa realizada junto aos estudantes dos cursos de graduação da área tecnológica para diagnosticar, entre outros pontos, as estratégias mais eficientes para se comunicar com esse público.

Para sanear o banco de dados das IES, facilitando o acesso aos seus respectivos canais de comunicação, a ideia é desenvolver uma campanha de divulgação com o apoio estratégico das unidades do Crea-SP em todo o Estado e, além disso, intensificar a participação do Conselho nas Semanas de Engenharia realizadas pelas universidades, promovendo uma aproximação mais eficaz com os estudantes.