Desabilitar Pré Carregamento.
Rua Mecenas Pinto Bueno, 1207, Marília – SP
aea@aeamarilia.com.br
(14) 98121-9548

Engenheiro mecânico Glauton Barbosas aborda acervo técnico e patrimonial em palestra realizada na AEA Marília com apoio do Crea SP, Confea e Mútua SP

Capacitação voltada ao aperfeiçoamento dos associados e profissionais de Marília aconteceu na noite de quarta-feira, dia 27 de março


por Mariano Rocha, jornalista e social mídia (@marianorocha) 

 

O Acervo Técnico compõe a propriedade intelectual do profissional e atesta os direitos autorais. Este assunto foi tema de palestra com o engenheiro mecânico, conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea SP), Glauton Barbosas, autor de projetos majestosos para mobilidade urbana, entre eles, o monotrilho de São Paulo. A capacitação, realizada na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília), reuniu associados, profissionais interessados no tema e diretores da AEA. Após a palestra, a entidade promoveu  ‘professional meeting’ , uma espécie de reunião descontraída de trabalho, justamente, por ampliar os conhecimentos sobre os detalhes dentro do tema.


O engenheiro Glauton Barbosas ressaltou a importância da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) na construção civil. Segundo ele, a ART é um documento amplamente utilizado por profissionais da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia que queiram realizar contratos de execução de serviços ou obras públicas ou privadas. “A ART é uma certidão de acervo técnico, ou seja, todas as informações sobre a obra, principalmente, as que almejam participar por licitações. Toda obra precisa de atestados de uma empresa executora. E, é por isso, que existe o Crea SP, para fiscalizar os detalhes nas medições e cálculos de cada obra e seu andamento. Não são aceitos acervos para regularização de obras ou serviços com mais de cinco anos”, explicou.  Especialista em projetos e fabricação de máquinas e dispositivos, Barbosas é profissional da DME Engenharia, em São Paulo.


Como o tema foi ficando ainda mais interessante e com muita participação do público, o engenheiro Regis Santos, da unidade do Crea São Paulo em Marília, fez uma participação especial. Através de um telão, houve uma breve apresentação de como navegar no site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, CREA NET e focou em alguns itens fundamentais para o sucesso do registro. “Todos as anotações no CAT, ou seja, a ART precisamente, deve ter o parecer de um profissional habilitado para cadastrar o projeto. Todo documento técnico assegura a precisão, execução e a segurança nos projetos”, disse Regis, complementando a palestra. Glauton Barbosas é  membro e conselheiro da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, CEEMM e esteve em Marília especialmente para esta palestra. Inicialmente, a palestra seria ministrada pela engenheiro agrônoma e professora doutora Patrícia Reiners Carvalho, mas precisou ser substituída por questões de saúde.


O engenheiro Barbosas ressaltou que na era digital, e na agilidade dos registros, justamente pelos documentos estarem digitalizados, a Anotação de Responsabilidade Técnica, ART, passa a ter uma importância maior como documento amplamente utilizado por profissionais da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia que queiram realizar contratos de execução de serviços ou obras. O encontro para atualização profissional contou com apoio institucional do Crea São Paulo (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Confea e da Mútua São Paulo.

 

Opinião 


“Tema interessante para quem trabalha com obras financiadas”


Hernani Daun Men, engenheiro civil associado a AEA Marília, gostou muito da palestra. Ele revelou que o tema é muito interessante, inclusive para quem trabalha para obras em processos de licitação. “Eu sempre busco atualização profissional e é aqui na AEA Marília que tenho encontrado informações para meu crescimento profissional. Essa palestra sobre Acervo Técnico contribuiu muito para o meu portfólio porque quero trabalhar com financiamento\caixa e projetos de financiamentos”, detalhou o engenheiro civil e associado Daun.

 


[Patmus Editorial - jornalista-responsável Ramon Barbosa Franco, Mtb 32.103]