Desabilitar Pré Carregamento.
Rua Mecenas Pinto Bueno, 1207, Marília – SP
aea@aeamarilia.com.br
(14) 98121-9548

Geologia a serviço da sociedade: app ajuda a evitar desastres naturais

Já imaginou um aplicativo que mapeie áreas de risco e ajude a prevenir desastres naturais? Essa é a proposta do Prevenção SGB, um app desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) para colocar informações detalhadas sobre locais suscetíveis na palma da mão dos brasileiros.


O app, que já estava disponível para dispositivos Android, agora também pode ser baixado por usuários de celulares e dispositivos com sistema IOS, ampliando seu alcance para ainda mais pessoas. “Com o lançamento da versão para IOS, 100% da população brasileira terá acesso a plataforma, podendo assim colaborar no cadastro de ocorrências de processos geo/hidrológicos, além de ter informações sobre as áreas de risco e suscetíveis mapeadas pelo SGB”, afirma o pesquisador Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada do SGB. Mais de 2 mil downloads do aplicativo já foram realizados.


Informações acessíveis ajudam na proteção de vidas


Com base em estudos realizados pelo SGB, o app disponibiliza dados sobre a probabilidade de desastres como inundações, deslizamentos de terra e quedas de blocos, ajudando a proteger vidas e propriedades. Até o momento, mais de 1,7 mil municípios foram mapeados, abrangendo 14 mil setores identificados.


A geolocalização permite ao cidadão verificar as condições de risco no local onde está ou explorar áreas específicas de interesse. Para isso, basta clicar para ter acesso a detalhes como tipologia do processo geo-hidrológico, sugestão de intervenção e o número estimado de edificações e pessoas afetadas em áreas de risco. O aplicativo também classifica os setores com base em critérios como risco geológico, suscetibilidade a enchentes e deslizamentos, e até mesmo informa sobre abalos sísmicos.


Cidadãos podem contribuir no monitoramento de áreas de risco


Além de consultar dados, as pessoas podem contribuir ativamente, inserindo informações sobre deslizamentos ou inundações que tenham presenciado. O processo é simples: é só registrar a situação com fotos ou vídeos e escrever uma breve descrição diretamente no app. “Já temos casos de áreas indicadas pela população que foram incluídas na base de dados nacional do SGB. Há situações nos estados de Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, por exemplo”, informa Antonelli, ao frisar que, à medida que essa base de dados nacional cresce e os estudos geológicos avançam, mais cidades serão atendidas e novas áreas de risco serão identificadas pelo app, reforçando a capacidade do Brasil de antecipar e reduzir os impactos de desastres naturais.


[Fonte: Confea]


Baixe o aplicativo: